COMO NASCE A LUCKE?

SEGUE-NOS NO INSTAGRAM

Aos sete anos, o Lucas sofreu um assalto. Uma doença rara invadiu o seu cérebro pela calada e começou a desmontá-lo aos poucos. Chama-se adrenoleucodistrofia e nunca imaginámos que, para além de uns poucos médicos, também nós a iriamos soletrar. Quando demos por ela, muitos dos seus belos neurónios já tinham sido destruídos e outros tantos feito reféns. Numa corrida louca contra o tempo, uma equipa incrível de médicos e enfermeiros conseguiu capturar a criminosa e salvar o Lucas (vénias ao nosso SNS).

Com muitas terapias, amor e teimosia o cérebro do Lucas reinventou-se aos poucos. Nós reinventámo- nos também, para irmos juntos neste caminho novo. As lesões cerebrais deixaram muitos penhascos, falta de sinalização e becos sem saída. Muitos trilhos somos nós que os estamos a traçar. Pois nunca ninguém andou por aqui, nós nunca andámos por aqui. Terra nova. Por descobrir. Por cultivar.

Há muitos dias que a maldita se ri do Lucas, ri de nós, mas são mais os dias que o Lucas, nós e todos os que estão connosco rimos de volta. E as nossas gargalhadas são bem mais contagiantes, bem mais poderosas.

Salvos pelo riso, enfrentamos dúvidas que o Lucas nos coloca: Como é que eu vou ter um trabalho? Uma casa? Uma namorada?

Aspirações universais que, à partida, lhe estão vedadas. Não porque exista uma vedação, mas porque enfrenta um terreno árido, a sociedade que continua a apontar para a deficiência e não para a pessoa, a equidade e os apoios que escasseiam. Na qual ainda não conseguimos declinar o verbo “incluir”. Por isso, no tabuleiro de uma vida cheia, o Lucas permanece na casa da partida.
A menos que.
A menos que saltemos o muro das limitações e tomemos o que o Lucas faz de insólito, provocador e único como uma linguagem nova, um planeta por explorar.

A menos que tomemos como nossas algumas das suas obsessões. Desenhar roupas e ser designer de moda é uma delas.

É disto que nasce a Lucke:

UMA MARCA DE ROUPA IMPROVÁVEL.
UM ESPAÇO DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA.
UM SUPORTE PARA O FUTURO DO LUCAS.
UM LUGAR DE CONSTRUÇÃO COLETIVA.